O objetivo deste serviço é a avaliação formal do estado técnico e funcional de uma edificação, apresentada sob a forma de um laudo, indicando eventuais não conformidades e recomendando as respectivas ações corretivas para sua regularização com vistas ao cumprimento das exigências da NBR 5476 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A Inspeção Predial RR Seara é um diagnóstico preventivo e analítico de manutenção das instalações que compreendem o imóvel.
O Engenheiro da RR Seara, habilitado pelo CREA, documenta nos Relatórios Técnicos informações detalhadas sobre a conservação e condições técnicas da construção/edificação habitada.
Dentre as aplicações da Inspeção Predial, destacamos:
- Oportunidade de investimento imobiliário, a inspeção destaca possibilidades de economia ou revela eventuais despesas necessárias para a adequação do imóvel usado à legislação vigente;
- fins de garantia construtiva;
- prevenção de acidentes;
- recebimento de obras;
- compra ou venda de imóvel;
- elaboração do plano de manutenção;
- avaliação do imóvel para habitação ou
- planejamento da manutenção, indicação de ações preventivas e corretivas necessárias a preservação do patrimônio.
O Relatório Técnico de inspeção predial é composto de planilhas quantitativas e ilustrações fotográficas, tornando-se uma ferramenta importante na gestão da manutenção.
Sugerimos a sua realização a cada 12 meses.
Esse trabalho proporciona para administradores, proprietários e síndicos um raio-x de sua edificação e a programação de toda a sua manutenção durante o próximo ano.
O princípio básico desse trabalho é orientar o responsável pelo imóvel (residencial, comercial, industrial ou institucional) sobre o controle de atividades relacionadas ao dia-a-dia, garantindo a saúde do seu imóvel.
Engenheiro civil há mais de 15 anos, Renato Nunes Seara participa no quadro Xerife do Consumidor exibido na TV Record.
Reportagem Renato Seara usa sua experiência em inspeções prediais no trabalho de síndico profissional. Foto: Tiago Queiroz / Estadão
Ler Reportagem no site Estadão